O promissor protocolo NOSTR


Jeferson Silva
Acessar perfil
Nostr é um protocolo de comunicação que está ganhando visibilidade e sendo usado em vários softwares. O que parece promissor é a solução para descentralização do login na comunicação.

O que ganha força neste protocolo é a falta de registro, contas, e-mails ou senhas. Em vez disso, a autenticação é baseada inteiramente em chaves criptográficas, fornecendo privacidade automática, criptografia e assinaturas incorporadas diretamente ao protocolo subjacente.

Basicamente, os desenvolvedores de aplicativos têm agora uma tecnologia centrada na privacidade. Podem se concentrar na construção do software sem a dor de cabeça com processos de login, banco de dados, etc.

Cada usuário gera uma chave criptografada pública que serve para divulgar aos amigos e funciona como um tipo de identidade digital, e também, uma chave criptografada privada que serve como um tipo de login universal.

A chave privada equivale a senha e a pública serve como nome de usuário. Como o usuário é o único proprietário da chave privada, não existe a necessidade de cadastrar dados para efetuar login.

Um bom exemplo de uso desta forma de protocolo é o Astral.ninja. Ao acessar a página do Astral vai aparecer um formulário perguntando se o usuário deseja adicionar sua chave privada ou se deseja criar uma nova criptografia de login.

Se você já possui sua chave, insira ela e o login será executado. Caso ainda não tenha uma chave privada e uma pública, clique no botão gerar chaves e ele vai criar a criptografia para você. Produzindo assim sua identidade sem coletar nenhum dado.

Minha chave pública no protocolo NOSTR é:
npub1maqhm5lrsuswxn7pee3qr2ugwpfwc0gyke3f0pwgkzva2eaas0asup72p2

Veja minha conta usando o protocolo NOSTR clicando aqui Se possível gere sua chave criptografada e guarde bem ela, efetue login e venha testar o Astral.Ninja, um ambiente fundamentado no protocolo NOSTR.

Considere contribuir


Bitcoin:
bc1qnkt2s7unluyxpd77r4tr320f7s8sg0kmheaya5

Ethereum e BSC(bep20):
0x6d5D59C407366fe65Ff74FD06C81C541762B9711

TRON:
TKwUV5ttMsFx4SXczzLc2F2bTiJwgGn5Mz




Popular Posts

Mirror: plataforma descentralizada blockchain

Gravidade como fonte de energia

Duino-Coin: Para aprender sobre mineração

Passeando pelos museus virtuais

Hospedando seu site Keybase

Colando na escola com Inteligência (artificial)

Testamos o IPFS: hospedando um site

A primeira motocicleta

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito