Remédio para apagar sua memória


Jeferson Silva
Acessar perfil
Pode parecer estranho, mas apagar partes da memória humana é uma prática que ocorre já faz muitos anos. O tratamento efetuado com choques elétricos surgiu por volta de 1930 para tratar depressão aguda entre outras patologias de ordem psiquiátrica. Um dos efeitos desta terapia é a perda de memória. Perder algumas lembranças no caso de algum trauma pode ser uma consequência com bom resultado terapêutico. No caso das terapias por choque elétrico a perda de memória é um efeito colateral.

No entanto, pesquisadores acreditam ter encontrado um meio de fazer isso de forma controlada, através da ingestão de medicamento.

Bastaria tomar o fármaco ao ir dormir e pela manhã algumas coisas seriam apagadas de suas lembranças. Alguns compostos químicos foram testados em ratos medrosos que não conseguiam enfrentar certos desafios e estes pareceram esquecer seus medos.

Um dos testes foi efetuado provocando dor nos bichinhos sob certas condições, por exemplo, ao lançar um odor específico no ambiente os ratos recebiam um estímulo doloroso. Assim, sempre que o perfume era lançado, os bichinhos entravam em comportamento de estresse.

Uma vez assimilado pelo animal o medo quando o odor era lançado no ambiente, pesquisadores administraram a droga e no dia seguinte o rato não lembrava mais a experiência traumática. A ideia é que em um futuro próximo seja possível administrar um fármaco capaz de eliminar ou diluir as lembranças que causam os traumas humanos, fobias e pânicos em geral.

Embora seja um avanço científico notável, é uma questão polêmica, em especial ao se considerar que a memória humana, mesmo aquelas dolorosas, são parte constituinte da identidade de um indivíduo.

Existem diversos caminhos para se considerar esta questão da funcionalidade da memória e manutenção seletiva sobre o que se deve lembrar ou esquecer com auxílio químico, farmacológico.

Se você se interessa por esse assunto, vale dar uma lida no artigo acadêmico que indica um filme sobre o tema e faz algumas ponderações interessantes sobre a possibilidade de manipulação da memória e suas consequências.

Para acessar o artigo com a sugestão do filme, clique em um dos servidores abaixo:

[GDrive] - [Redalyc]



Considere contribuir


Bitcoin:
bc1qnkt2s7unluyxpd77r4tr320f7s8sg0kmheaya5

Ethereum e BSC(bep20):
0x6d5D59C407366fe65Ff74FD06C81C541762B9711

TRON:
TKwUV5ttMsFx4SXczzLc2F2bTiJwgGn5Mz




Popular Posts

Mirror: plataforma descentralizada blockchain

Gravidade como fonte de energia

Duino-Coin: Para aprender sobre mineração

Passeando pelos museus virtuais

Colando na escola com Inteligência (artificial)

O promissor protocolo NOSTR

Hospedando seu site Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta