ICQ - o pioneiro em messengers


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
O ICQ cujo significado é "I Seek You" que traduzido equivale à expressão "Procurando Você" foi desenvolvido por quatro amigos israelenses que em sociedade montaram a empresa Mirabilis em Telaviv e lançaram o ICQ no final de 1996.

Nesta época não existia nenhum sistema que possibilitasse a comunicação entre pessoas em tempo real como conhecemos hoje.

O ICQ foi uma idéia simples que revolucionou a internet e surpreendeu até mesmo seus idealizadores, em julho de 1997 menos de um ano do lançamento os servidores registraram cem mil usuários online e em 1999 ocorreram picos com mais de 800 mil pessoas conectadas simultaneamente com um cadastro total de 22 milhões de usuários registrados.

Certamente o ICQ junto com seus idealizadores Yair Goldfinger, Arik Vardi, Seffi Vigiser e Amnon Amir conquistaram um papel importante na história da computação.

Embora o ICQ tenha sido uma revolução na internet a Mirabilis nunca cobrou pelo uso do software e com isso não obtinha lucros suficientes para manter a estrutura face ao crescente número de usuários ativos, então em 1998 a AOL um dos maiores provedores de internet do mundo, comprou a empresa Mirabilis e o ICQ por US$ 270 milhões.

Ainda que na atualidade seja muito corriqueiro o uso de aplicativos de mensagem instantânea, é importante lembrar que nem sempre foi assim. A popularização dessa solução passou pelas mentes criativas de pessoas e empresas como a Mirabilis.

O ICQ ainda existe e essa ferramenta pioneira pode ser acessada em: https://www.icq.com

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Simulador de impacto por asteroide

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Gravidade como fonte de energia

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Tinta condutiva em sensores sem fio