Geradores de energia elétrica


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
A energia elétrica é sem dúvida o pilar das sociedades tecnológicas e não podemos pensar em desenvolver qualquer projeto tecnológico, sem considerar que tipo de gerador elétrico será aplicado no equipamento desenvolvido.

A busca pela fonte de energia inesgotável e portátil, é uma realidade nos dias de hoje e muitos estudiosos procuram em diversas áreas da natureza, uma maneira de prolongar o equilíbrio entre consumo energético e tempo de carga.

A energia elétrica é um dos maiores limitadores do avanço tecnológico dentro do campo da eletrônica, muitas das soluções tecnológicas não podem ser aplicadas em uma diversidade de problemas, porque os equipamentos eletrônicos quase sempre estão presos a necessidade de cabos para a condução da eletricidade e, a bateria, dura muito pouco para uma solução mais duradoura.

Dominamos boa parte do conhecimento em robótica e se tivéssemos uma fonte de energia portátil e duradoura, certamente enviaríamos sondas para locais desconhecidos como o fundo do mar, cavernas e assim por diante, avançando nosso conhecimento em uma escala acelerada.

Certamente no futuro, este problema será solucionado e a humanidade poderá vivenciar todo o esplendor pela busca ao desconhecido.

Gerar energia significa forçar a movimentação dos elétrons por um condutor artificialmente, no intuito de transformar a movimentação dos elétrons em bens de consumo como luz, calor, som e assim por diante.

Ainda nos dias de hoje, a técnica mais comum para se gerar energia constante, é através da movimentação de um motor elétrico com o apoio de forças naturais como água, vento e calor. Este método é o mais barato, permitindo a popularização da energia elétrica.

O processo para gerar energia através da movimentação de um motor elétrico, é relativamente simples, em todos os métodos aplica-se a força para girar o eixo do motor em uma extremidade, enquanto na outra os elétrons se movem.

Chamamos de Gerador hidráulico, quando é usado água e gerador eólico quando usamos o vento para movimentar o eixo do motor elétrico. Já no caso do gerador térmico, o eixo do motor é movimentado usando-se uma caldeira onde o vapor da água gera uma pressão com força suficiente para girar o eixo do motor, semelhante ao sistema usado nos antigos trens apelidados de Maria fumaça. Dentro desta categoria também estão os geradores nucleares que usam a fusão nuclear para girar o eixo do motor de forma semelhante a usina hidráulica.

Os geradores nucleares possuem um custo muito elevado e seu uso normalmente é restrito aos governos, já que este oferece grande risco ao meio ambiente e possui uma lei internacional que regulamenta as praticas do uso.

Além dos geradores com base em movimentos mecânicos conforme comentado anteriormente, existem também os geradores químicos e fotoelétricos.

Os geradores químicos são os mais usados em alimentação de pequenos circuitos, as pilhas e baterias estão dentro desta categoria.

Os geradores fotoelétricos, são responsáveis pela alimentação de satélites e outros circuitos menores, o maior problema neste tipo de gerador é o custo e a necessidade da luz do sol constante. Uma parceria entre as empresas Shell alemã e a Geosol também alemã, possibilitou a construção da maior usina fotoelétrica do mundo. Serão utilizados 33.500 módulos solares, capazes de gerar 5 megawatts. Esta energia é suficiente para abastecer cerca de 1.800 residências.

Os geradores comentados acima são os mais usados nos projetos tecnológicos. Existem várias outras formas de gerar energia e a cada dia novas técnicas são desenvolvidas, porém ainda não foi descoberto um sistema capaz de atender as expectativas de custo e portabilidade.


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Nossa Newsletter mudou!

Lógica e português estruturado

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

ICQ - o pioneiro em messengers

Surge: web server