Briar: messenger de alta segurança


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Basicamente o Briar possui todos os recursos essenciais ao exercício do jornalismo investigativo. É realmente a prova de hackers e censura.

O Briar é um aplicativo de mensagens projetado para ativistas, jornalistas e qualquer pessoa que precise de uma maneira segura, fácil e robusta de se comunicar. Ao contrário dos aplicativos de mensagens tradicionais, o Briar não depende de um servidor central, as mensagens são sincronizadas diretamente entre os dispositivos dos usuários.

Se a internet estiver inoperante, o Briar poderá sincronizar via Bluetooth ou Wi-Fi, mantendo as informações fluindo em uma crise. Se a internet estiver aberta, o Briar poderá sincronizar através da rede Tor, protegendo os usuários e seus relacionamentos da vigilância.

O aplicativo funciona muito bem e realmente possui uma segurança praticamente inviolável. Ele possui uma interface simples com a possibilidade de fórum, grupos privados, além de um leitor de Feed/RSS embutido.

Em nossos testes o Briar foi rápido e muito fácil de manusear, cada usuário cadastra em seu aparelho o contado uns dos outros e a conexão entre os dispositivos ocorre automaticamente.

Como os arquivos são criptografados e guardados somente nos aparelhos, sem um servidor, é muito difícil sua conversa ser hackeada.

Gostamos muito do Briar, no entanto, como a proposta é de alta segurança, o Briar não permite até o momento da escrita deste texto, a construção de uma identidade de contato. Não é possível criar uma conta e sair por aí divulgando um ID de contato, a conexão só ocorre se ambos os celulares possuírem o link um do outro.

Basicamente funciona assim, ao instalar o Briar ele gera um link de conexão aleatório que você fornece para seus colegas. Como o link é aleatório a cada nova instalação ele é modificado. Isso impede que você possua uma identidade de contato rastreável. É altamente seguro, mas inviabiliza a construção de uma lista de contatos permanente. As pessoas trocam constantemente o link de conexão.

A proposta do Briar não é servir como mensageiro convencional, ele é virtualmente descartável. Cada conta pode ser usada enquanto você não trocar de dispositivo ou precisar formatar ele. É um App ideal para situações específicas, em grupos que possuem proximidade suficiente para trocar constantemente os links de conexão.

Tem outras funcionalidades bem interessantes no Briar, pode ser uma boa ideia você testar este aplicativo. Para um mensageiro da família ou grupos de amigos, ele é perfeito. É seguro, inviolável e entre pessoas próximas é fácil atualizar os links quando seu ID de contato muda.

Se você deseja testar e entender melhor como o Briar funciona, pode chamar nossa equipe pelo Session para conversar sobre esta App.

Baixe o manual do Briar em:
[IPFS] - [Keybase] - [GDrive]


Para instalar o App acesse: https://briarproject.org/download-briar


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Lógica e português estruturado

Nossa Newsletter mudou!

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

Testamos o IPFS: hospedando um site