Seja bem-vindo(a)!
Este é um blog sobre Tecnologia, Filosofia, Educação e Curiosidades.

Robô educativo e a competitiva política brasileira

#Geek #Geral #História #I.A. #Robô #Social
Você lembra do ED? Os chatterbots brasileiros são poucos e os que estão em funcionamento geralmente são projetos comerciais destinados a publicidade ou atendimento do público. Robôs do diálogo em educação, com o papel de falar sobre cultura e informações científicas, são poucos.

ED foi um chatterbot agradável e educativo, ele conseguia conversar sobre diversas questões embora fosse focado em temas sobre o desenvolvimento de energia sustentável e meio ambiente. O Robô Ed foi desenvolvido em 2004 com a tecnologia InBot.

O projeto era administrado via (CONPET/Petrobras) e o robô ED já fez declarações polêmicas que geraram até pedido de investigação no senado em 2011. A questão é que os políticos podem não ter conseguido usar de forma ética o robozinho educativo.

O desenvolvimento do personagem-robô "Ed" feito pela empresa Insite para a Petrobras, envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas em diversas áreas como Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Lingüística, além de um grupo de escritores, profissionais da área de petróleo, gás e energia e psicologia.

O objetivo da Insite foi criar para o cliente (CONPET/Petrobras) um personagem virtual capaz de conversar com os usuários no site, em português, como se fosse um personagem real.

Assim surgiu a ideia de criar um personagem que fosse um Robô voltado para o público infanto-juvenil, capaz de ensinar, entreter e responder questões relacionadas aos assuntos de utilização racional dos derivados do petróleo e do gás natural, preservação de energia, meio ambiente, projetos e dicas de economia.

O robô Ed foi um sucesso em sua época, até os políticos perceberem que poderiam usar do robozinho para algum benefício próprio, segundo o que foi veiculado na imprensa, por ocasião do pedido de investigação no senado brasileiro.

Se você deseja entender melhor essa história, separamos um trabalho acadêmico que estudou o fenômeno do robozinho pela teoria da atividade. Para acessar basta escolher um dos links abaixo.

[IPFS] - [GDrive] - [Keybase]


.


Saiba quando ocorrer novas postagens!
Adicione seu email aqui!

Precisa de ajuda com o conteúdo?
Nosso suporte está no Session.


 
web site hit counter