IPFS: Compartilhe seus arquivos


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
O IPFS (Sistema de Arquivo Interplanetário) é considerado um método de melhorar a Internet e o armazenamento, que funciona com um Rede P2P e tecnologia blockchain para criar um site totalmente seguro e distribuído. Atualmente, a web usa um protocolo chamado HTTP que, além de realizar todas as operações e enviar todas as informações para a nuvem, é conhecido por ser um servidor centralizado com várias desvantagens de segurança e acesso restrito ao conteúdo.

Uma das principais vantagens que podemos encontrar em IPFS é que esta é uma rede descentralizada, composta de vários pontos de conexão. Isso garante o sistema e suas funções, além de evitar a comercialização dos nossos dados pessoais e ampliar outras opções de navegação. Por não depender de um único nó, torna a rede muito mais eficiente. Como as redes centralizadas dependem de um único ponto de conexão e, se houver uma falha de comunicação, isso afetará imediatamente o sistema.

Neste formato de comunicação cada arquivo tem um hash exclusivo, que pode ser comparado a uma impressão digital. Quando você quiser baixar um determinado arquivo, você insere o Hash do arquivo e o sistema vasculha na rede IPFS e entrega o arquivo para você.

Outro recurso interessante em usar hashes para endereçar conteúdo é 'deduplicação'. Quando várias pessoas publicam o mesmo arquivo no IPFS, ele será criado apenas uma vez e isso torna a rede muito eficiente.

O IPFS é uma ótima maneira de compartilhar arquivos pela web, incluindo publicar seu próṕrio site HTML, sem servidor, diretamente no seu computador ou pelo repositório Pinata.

Para distribuir arquivos facilmente pelo seu computador, você pode baixa o IPFS-Desktop em https://docs.ipfs.io

Outra alternativa é usar o site Pinata, nele você pode subir até 1 GB de arquivos e distribuir online pela rede IPFS. Veja uma página em HTML hospedada nesta rede clicando aqui! O repositório Pinata está em https://app.pinata.cloud Basta cadastrar login e subir seus arquivos.

Se você é profissional ou estudante sobre redes digitais, pode ser interessante acessar este projeto de uma rede com protocolo IPFS e blockchain Stellar. Escolha um dos servidores abaixo para acessar.

[IPFS] - [GDrive] - [Keybase] - [UCS]


Acesse outra publicação sobre este tema em: Testamos o IPFS: hospedando um site


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Lógica e português estruturado

Nossa Newsletter mudou!

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

Testamos o IPFS: hospedando um site