Seja bem-vindo(a)!
Este é um blog sobre Tecnologia, Filosofia, Educação e Curiosidades.

Conheça a pulga d’água

#Bio #Geral
A imagem acima é de uma Bythotrephes, pulga d’água com cauda longa e espinhosa que se alimenta de outros zooplânctons e compete com os peixes por comida, se disseminou em alguns lagos e tem dado uma certa dor de cabeça ao desequilibrar o meio ambiente que habitam. Bythotrephes é um crustáceo bem maior que os do gênero Daphnia, com cerca de 13 milímetros de comprimento, o que o torna um gigante do mundo plâncton.

Entre os tipos de pulgas d’água, os mais populares são os crustáceos da família Daphnia. Este é um gênero que compreende cerca de 100 espécies de água doce. Esses pequenos animais são essenciais para a saúde do lago, além de fornecerem alimento para os peixes, eles ingerem algas flutuantes, batendo as pernas constantemente para criar microcorrentes que atraem as algas até suas pequenas bocas. Ao se alimentarem das algas, as criaturas do gênero Daphnia ajudam a manter o sistema em equilíbrio.

O Dr. Ralf Wagner é químico na Alemanha e gravou uma pulga d’água Daphnia brincando com um Volvox, um tipo de alga verde. Ele encontrou o exemplar em sua lagoa no jardim e registrou esta linda imagem. A milimétrica pulga está interagindo com seu ambiente. Algo difícil de observar no cotidiano. Wagner disse que espera lembrar às pessoas o quanto a ciência pode ser divertida e bonita.

Esta pulga d’água do gênero Daphnia, gravada pelo Dr. Ralf Wagner, possui uma envergadura que varia entre 0,2 e 5,0 milímetros e alimentam-se essencialmente de plâncton, podendo também ingerir microorganismos tais como protistas e bactérias.

Se você curte esta biodiversidade, vale dar uma conferida no canal do Dr. Ralf Wagner lá no Youtube.



.


Saiba quando ocorrer novas postagens!
Adicione seu email aqui!

Precisa de ajuda com o conteúdo?
Nosso suporte está no Session.


 
web site hit counter