Seja bem-vindo(a)!
Este é um blog sobre Tecnologia, Filosofia, Educação e Curiosidades.

O surgimento do Drone

#Geek #Geral #História
O surgimento do Drone já tem algumas décadas. O equipamento também é conhecido como VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado. No início esse termo era uma referência aos equipamentos pilotados remotamente. Sem a presença física do piloto. Atualmente muitos Drones são dotados de algum nível de inteligência e possuem a capacidade de ir e vir sozinhos. Outros vão além, tomando algumas decisões táticas.

A primeira ideia Norte Americana de construir um Drone tem início com as experiências do americano Elmer Ambrose Sperry, isso em 1909. O principal objetivo desse pesquisador era manter os aviões voando reto e nivelado sem a intervenção do piloto. Estabilizar um avião automaticamente era algo inovador para época.

Sete anos depois de iniciar seus estudos, Sperry foi chamado em 1915 pela Marinha dos EUA. O interesse dos militares era manter no ar um avião sem piloto para ser usado como uma bomba voadora.

Na ocasião estava em curso a primeira guerra mundial. Todos os governos envolvidos no conflito tinham um grande interesse no desenvolvimento de novas tecnologias de destruição. Possuir um equipamento que pudesse ir sozinho até o inimigo, explodindo junto com ele, era uma necessidade de combate. No entanto Sperry e sua equipe não foram bem sucedidos e em 1922, já terminada a primeira guerra, o projeto foi cancelado.

Paralelamente, na mesma época, em 1917. O Inventor Charles F. Kettering também estava trabalhando com sua equipe para construir uma aeronave não tripulada. O equipamento ficou conhecido como “Kettering Bug”. Era mais barato de construir. Possuía asas e estrutura em madeira, conforme imagem abaixo. De um total de 24 tentativas de voos não tripulados, apenas 7 foram considerados medianamente sucedidos. Levando ao encerramento do projeto em 1919.


Enquanto Sperry era financiado pela Marinha, Kettering recebia os recursos do exército. Entre 1915 e 1922 ocorreram ao menos dois estudos nos EUA sobre a criação de Drones. Tendo como resultado o aperfeiçoamento de estabilizadores de voo. Bem como, melhorias no controle por rádio frequência. Além de maiores conhecimentos sobre aerodinâmica envolvida em equipamentos não tripulados.

Embora os primeiros estudos não tivessem o resultado esperado. Em 1936 ocorreram avanços significativos na construção dos primeiros Drones de assalto. Em 1944 o drone TDR foi usado em estratégias contra o Japão.


Já em 2010 os EUA apresentaram ao mundo o Global Hawk. Usado desde 2006 para atividades militares. Esse foi o primeiro Drone norte americano para grandes altitudes com longa duração de voo. O equipamento é dotado de inteligência artificial e foi usado para missões secretas, reconhecimento e vigilância. Atravessou o oceano pacifico sem escala.


Desde os primeiros estudos em 1909 até os dias de hoje. Os Drones não pararam de avançar. Entre sucessos e fracassos, este equipamento é na atualidade um dos mais desejados. Seja no uso militar, comercial ou para simples entretenimento. Em algumas cidades já existem escolas de pilotagem para Drones.

A utilidade do Drone é bem variada. Na agricultura o equipamento é usado para inspecionar plantações. No policiamento urbano, ajuda na vigilância. No entretenimento é uma experiência e tanto poder pilotar um desses. Atualmente existe uma variedade de equipamentos e recursos. Variando de R$ 200,00 até R$ 12.000,00 ou mais. Quanto mais avançado, maior é o custo do equipamento.

.


Saiba quando ocorrer novas postagens!
Adicione seu email aqui!

Precisa de ajuda com o conteúdo?
Nosso suporte está no Session.


 
web site hit counter