Como estudar com mais eficiência?


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Os cientistas sugerem que tentar memorizar buscando atalhos ajuda muito pouco os alunos. O que realmente funciona é praticar resolvendo exercícios sempre se esforçando para explicar o porquê das coisas. Perguntar o porquê das coisas se mostrou relevante para entender o sentido de algo e desta forma conseguir fazer novas associações.

Quanto ao tempo de estudo parece que a memória guarda por mais tempo os eventos rotineiros, aqueles que se repetem em maior frequência. Isso significa, por exemplo, que estudar tudo numa única vez um pouco antes da prova gera uma memória média de apenas cinco minutos. Já aqueles que estudam uma ou duas horas numa rotina diária, praticando exercícios e respondendo o porquê das coisas, gravam o conteúdo na memória por um longo tempo.

Se você pretende passar num concurso ou aprender algo novo, o segredo para fazer a memória gravar o conteúdo estudado é criar uma rotina de estudo de uma ou duas horas por dia se concentrando em perguntar o "por que" aquele conteúdo que você está estudando é assim e não diferente. Estudar é como fazer ginástica, sem disciplina e esforço, não funciona.

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide