Hartmut Rosa e a ressonância humana


Jeferson Silva
Acessar perfil
Para Hartmut Rosa, a ressonância é o próprio processo por meio do qual somos formados como sujeitos e por meio dos quais o mundo que encontramos e experimentamos é constituído. Em outras palavras, somos uma produção complexa que emerge dos fenômenos que nos conectamos, ainda que involuntariamente.

Nesse sentido, ressonância é um fenômeno que não pode ser produzido artificialmente, acontece na complexidade da existência humana e pode ser entendida como fundamento das relações humanas bem-sucedidas com o mundo. Se a ressonância humana é aquilo que dá sentido e satisfação, o seu contrário pode ser entendido como alienação ou reificação. Na alienação, o sujeito e o mundo se colocam um ante o outro, desconectados, não reconhecíveis entre si, reificados.

Nesse sentido, alienação ou reificação é possibilidade para o adoecimento psicológico das pessoas e da própria sociedade. Entre as diversas reflexões propostas por Hartmut Rosa, é possível interpretar que a aceleração da sociedade, com pessoas cada vez mais atarefadas, sem tempo para sí, sem conseguir se conectar de forma responsiva e mais profunda com o mundo e seu entorno, podemos nos tornar enquanto sociedade, um conjunto de pessoas cada vez mais insensíveis, superficiais e ansiosas, nessa perspectiva, pessoas reificadas ou alienadas.

Se este assunto lhe interesse, pode ser produtivo acessar a entrevista de Hartmut Rosa clicando em um dos links abaixo.

[IPFS] - [GDrive] - [UNESP]



Considere contribuir


Bitcoin:
bc1qnkt2s7unluyxpd77r4tr320f7s8sg0kmheaya5

Ethereum e BSC(bep20):
0x6d5D59C407366fe65Ff74FD06C81C541762B9711

TRON:
TKwUV5ttMsFx4SXczzLc2F2bTiJwgGn5Mz




Popular Posts

Mirror: plataforma descentralizada blockchain

Gravidade como fonte de energia

Colando na escola com Inteligência (artificial)

Duino-Coin: Para aprender sobre mineração

Passeando pelos museus virtuais

Hospedando seu site Keybase

O promissor protocolo NOSTR

A primeira motocicleta

Testamos o IPFS: hospedando um site

Artesanato com sucata eletrônica