Seja bem-vindo(a)!
Este é um blog sobre Tecnologia, Filosofia, Educação e Curiosidades.

O celular causa câncer?

#Geek #Geral #História #Social
Celular causa câncer? Na interpretação da justiça italiana parece que sim, celular causa câncer. Em 12 de outubro de 2012 o tribunal italiano entendeu que o uso do celular foi responsável pelo aparecimento de um tumor cerebral dando ganho de causa indenizatória para o requerente.

Segundo um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) publicado em 2010. Não foi possível concluir uma relação causal entre o aparecimento de Câncer e o uso de celulares. O mesmo estudo sugeriu que existe um aumento do risco em 40% para o surgimento de gliomas e 15% para meningiomas. Principalmente em pessoas que usam excessivamente o celular.

Para melhor entender os efeitos da radiação, pode ser uma boa ideia ver o material disponível sobre este tema clicando aqui.

É justamente com base nesta informação, com estimativa de 40% para o surgimento de gliomas e 15% para meningiomas, que o tribunal baseou sua decisão. O requerente da ação tinha um histórico de uso de celular com mais de 6 horas ao dia durante 12 anos. Um estudo buscando responder se realmente o celular causa câncer durou dez anos. Iniciou em 2000 tendo como método a observação e acompanhamento de dois grupos de pessoas. Um grupo foi de pessoas que possuíam câncer e usavam celulares. O outro grupo foi de pessoas que não possuíam a doença e também usavam celular.

O resultado foi um aumento de 40% de câncer nas pessoas cujo hábito era de uso constante do aparelho. O estudo foi criticado por alguns especialistas que observaram a possibilidade de múltiplas interpretações para os dados apresentados. Também alertaram que o método adotado foi frágil. Foi baseado na entrevista sobre os hábitos dos participantes. Na perspectiva de alguns especialistas, não ocorreu evidência concreta que demonstre se o celular causa câncer.

O uso de telefones móveis mudou nos últimos dez anos e está aumentando especialmente entre os jovens e crianças. Eles não foram tidos em conta no estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer.

Veja alguns livros que abordam sobre os limites e riscos reais da radiação nos sistemas de telefonia, acesse aqui.

.
Gostou do site?
Considere nos pagar um cafézinho hoje.
Nossa chave Pix é: apoioblog@proton.me

 
web site hit counter