Tatuagem eletrônica pode monitorar sua saúde


Jeferson Silva
Acessar perfil
Tatuagem digital é um dispositivo ultrafino que se agarra à pele como uma tatuagem temporária e pode medir atividade elétrica do corpo e permitir aos médicos diagnosticar e monitorar doenças como arritmia cardíaca ou distúrbios do sono de forma não invasiva.

John A. Rogers, professor de ciência dos materiais na Universidade de Illinois, desenvolveu um protótipo que pode replicar as capacidades de monitorar eletrocardiogramas volumosos e outros dispositivos médicos que são normalmente restritos aos laboratórios ou clínicas.

O dispositivo inclui sensores de temperatura, pressão e sinais elétricos do corpo, além de abrigar Leds para fornecer feedback visual, fotodetectores para medir a exposição à luz e pequenos transmissores de rádio e receptores.

Rogers espera construir algum tipo de capacidade de armazenamento de energia, como uma pequena bateria, em um futuro próximo. Os pesquisadores também estão trabalhando para tornar a tatuagem eletrônica, sem fio.

Em última análise, Rogers diz: “nós queremos ter uma integração muito mais íntima” com o corpo, além de simplesmente montar algo muito de perto para a pele. Ele espera que seus dispositivos sejam capazes de usar informação química da pele, além das informações elétricas.

Além do uso em áreas ligadas a saúde, este tipo de tecnologia também permite aplicar uma variada quantidade de dispositivos eletrônicos inseridos no corpo, atendendo as mais diversas funções.


Considere contribuir


Bitcoin:
bc1qnkt2s7unluyxpd77r4tr320f7s8sg0kmheaya5

Ethereum e BSC(bep20):
0x6d5D59C407366fe65Ff74FD06C81C541762B9711

TRON:
TKwUV5ttMsFx4SXczzLc2F2bTiJwgGn5Mz




Popular Posts

Mirror: plataforma descentralizada blockchain

Gravidade como fonte de energia

Colando na escola com Inteligência (artificial)

Duino-Coin: Para aprender sobre mineração

Passeando pelos museus virtuais

Hospedando seu site Keybase

O promissor protocolo NOSTR

A primeira motocicleta

Testamos o IPFS: hospedando um site

Artesanato com sucata eletrônica