Tatuagem eletrônica pode monitorar sua saúde


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Tatuagem digital é um dispositivo ultrafino que se agarra à pele como uma tatuagem temporária e pode medir atividade elétrica do corpo e permitir aos médicos diagnosticar e monitorar doenças como arritmia cardíaca ou distúrbios do sono de forma não invasiva.

John A. Rogers, professor de ciência dos materiais na Universidade de Illinois, desenvolveu um protótipo que pode replicar as capacidades de monitorar eletrocardiogramas volumosos e outros dispositivos médicos que são normalmente restritos aos laboratórios ou clínicas.

O dispositivo inclui sensores de temperatura, pressão e sinais elétricos do corpo, além de abrigar Leds para fornecer feedback visual, fotodetectores para medir a exposição à luz e pequenos transmissores de rádio e receptores.

Rogers espera construir algum tipo de capacidade de armazenamento de energia, como uma pequena bateria, em um futuro próximo. Os pesquisadores também estão trabalhando para tornar a tatuagem eletrônica, sem fio.

Em última análise, Rogers diz: “nós queremos ter uma integração muito mais íntima” com o corpo, além de simplesmente montar algo muito de perto para a pele. Ele espera que seus dispositivos sejam capazes de usar informação química da pele, além das informações elétricas.

Além do uso em áreas ligadas a saúde, este tipo de tecnologia também permite aplicar uma variada quantidade de dispositivos eletrônicos inseridos no corpo, atendendo as mais diversas funções.


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Lógica e português estruturado

Nossa Newsletter mudou!

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

Testamos o IPFS: hospedando um site