Numero de suicídios é maior que acidentes de transito


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Segundo matéria publicada no American Journal of Public Health no EUA o número de mortes por suicídio cresceu mais que as mortes por acidente de transito.

Observando os registros de 2000 até 2009 a taxa de suicídios subiu 15% e os acidentes de trânsito diminuíram 25%. A constatação foi fundamentada nos registros do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde daquele país.

Os dados apresentados parecem corroborar a perspectiva do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Este é conhecido no Brasil por seus livros como “Amor líquido”, “Capitalismo parasitário”, “Modernidade líquida”, entre outros.

Bauman parece possuir certo pessimismo quanto ao formato do estilo de vida atual da sociedade moderna. A parte central do autor é a fragilidade ou superficialidade das nossas relações cotidianas.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Os objetivos incluem promover a colaboração entre partes interessadas e a auto-capacitação para lidar com a auto-mutilação e o suicídio por meio de ações preventivas. Isso pode ser alcançado através da capacitação de profissionais de saúde e outros atores relevantes, mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, e facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho , etc. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide