Humanos são equipados para ver o campo magnético


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Segundo um estudo publicado da Nature Communications os seres humanos podem ser capazes de detectar inatamente campo magnético da Terra, graças a um composto encontrado nos nossos olhos.

É provável que em algum momento no passado os humanos tenham dependido da identificação magnética para auxiliar em sua sobrevivência. Muitos animais usam de um sistema inato que detecta o campo magnético da terra e produz estímulos pautados no magnetismo terrestre. Uma proteína chamada cryptochromes está presente tanto nos vegetais como nos animais, sendo relacionada com os ritmos circadianos de animais e plantas. A proteína cryptochromes produz uma reação química em resposta ao campo magnético.

Muitos aspectos sobre como os animais se orientam através do geomagnetismo é um verdadeiro mistério.

Um estudo encontrou cryptochromes no olho humano e sugere que a proteína poderia reagir ao campo magnético produzindo um feixe luminoso que permitiria ao humano detectar ou “enxergar” o geomagnetismo.

O estudo é recente e algumas perguntas ainda estão por responder, entre elas, a duvida se isso ainda é funcional no homem moderno e por algum motivo o cérebro aprendeu a ignorar os sinais ou se apenas os primitivos tinham este mecanismo ativo.

É de conhecimento geral que os humanos não enxergam as linhas magnéticas da Terra, o curioso é que existe a possibilidade de possuirmos uma ferramenta para isso. Novos estudos devem desvendar esta questão.

Fonte: wired.com

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide