Conheça a eletrônica transitória


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Uma nova classe de equipamentos eletrônicos pode dissolver e desaparecer em um horário pré-estabelecido, dentro de alguns minutos ou anos, dependendo da configuração do aparelho.

Apelidada de eletrônica transitória este novo sistema de circuitos eletrônicos se dissolve quando em contato com certas substancias como a água. Isso poderia resolver o problema do excesso de sucatas tecnológicas que agridem o meio ambiente, bem como, eliminar a necessidade de espaço para acumular tais sucatas.

Em fase inicial de desenvolvimento o conceito de um sistema eletrônico que desaparece depois de um tempo é muito útil em equipamentos implantados no corpo humano ou ainda em ocorrências onde o uso é temporário.

A expectativa é que um dispositivo possa ser programado para durar alguns anos e depois dissolver completamente quando obsoleto. Equipamentos eletronicos podem durar muitos anos como lixo jogado no meio ambiente. A proposta é encontrar um meio de dissolver o lixo sem agredir o meio ambiente.

Como conceito, muito ainda precisa ser feito para se chegar num resultado funcional e qualitativo, o caminho parece promissor. Na foto abaixo é retratado o comportamento de um circuito protótipo se diluindo quando em contato com a água.

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide