Fatores que desencadeiam o gosto pela matemática no ensino médio


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que desencadeiam no aluno, em particular, do Ensino Médio o gosto pela Matemática. Apresenta uma pesquisa realizada com 5 professores de Matemática e 10 de seus respectivos alunos, totalizando 50 alunos, os quais responderam questões sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática e suas aplicações em sala de aula.

Para analisar as respostas dadas pelos sujeitos de pesquisa, num primeiro momento, apresenta uma análise das tendências pedagógicas apresentadas por Fiorentini (1995): Formalista-Clássica, Empírico-Ativista, Formalista-Moderna, Tecnicista, Construtivista, Socioetnocultural e duas tendências emergentes. Em seguida traz autores como Garcia (1994), Ávila (2000) e Santos (2000) que tratam de fatores sociais, cognitivos, neurológicos, que possibilitam dificuldades de aprendizagem. Através do aporte teórico construído é possível verificar que o gosto pela Matemática é possibilitado quando há contextualização dos conceitos trabalhados exemplificando através do cotidiano do aluno, quando existem relações de afetividade entre professor e aluno e quando as aulas são mais dinâmicas e desafiadoras.

Demonstra também que a maioria dos professores está ciente de seu papel como educadores e sabe como contribuir para o aluno gostar de Matemática. No entanto, as falas de seus alunos apontam para uma postura ainda tradicional. Acessar conteúdo em PDF: Clique AQUI!

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide