Kit caseiro para rastreamento de sinal wireless


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Existem diversos sinais wireless abertos, onde é possível se conectar para acessar a internet. Em alguns casos torna-se necessário amplificar a recepção ou obter informações mais detalhadas do sinal que desejamos usar.

Este procedimento pode ser efetuado de diversas maneiras, embora, basicamente seja composto por uma antena direcional e um aplicativo de rastreamento do sinal wireless.

Antenas wireless podem ser de uso interno ou externo, variando seu tamanho e potência conforme o tipo de uso desejado. Estas antenas são adquiridas comercialmente ou fabricadas em casa de forma artesanal.

É possível fabricar antenas com latas de salgadinhos, alumínio e diversos outros materiais e formatos.

Pesquisando na internet encontrei casos de pessoas que modificaram o equipamento original e não obtiveram sucesso, em alguns casos danificando equipamentos caros.

Um destes exemplos foi de uma pessoa que tentou modificar a antena interna do computador portátil e acabou danificando este. Outro exemplo ocorreu na instalação de uma antena caseira que acabou provocando a queima do rádio wireless, onde o custo do equipamento queimado era elevado.

Entre essas diversas formas e projetos, acredito que o mais simples e seguro é usar um radinho portátil USB que além de possuir um baixo custo, evita modificar equipamentos mais caros ou correr o risco de danificar estes.

O uso de uma antena direcional para o rastreamento de sinal wireless é o mais indicado já que permite identificar a direção e o melhor ângulo de captação do sinal.

Para um kit caseiro, aconselho aproveitar as qualidades do radinho portátil USB e da antena direcional, transformando o próprio radinho USB em uma antena parabólica, evitando a possibilidade de modificar ou danificar equipamentos mais caros.

A montagem de uma antena com um radinho USB pode ser feita de diversas maneiras dependendo apenas da criatividade do usuário. Sendo possível, por exemplo, montar ela na carcaça de um pequeno ventilador estragado ou ainda adicionar movimento horizontal e vertical com motores de passo.

Para uma antena que fique do lado de fora da janela, o usuário terá de proteger o radinho contra umidade, isso pode ser feito adicionando um pequeno tubo plástico ou ainda usando fita retrátil. No caso da parábola é possível criar um forro com papel alumínio deixando ela compacta em vez de gradeada.

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Gravidade como fonte de energia

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Remédio para apagar sua memória

Simulador de impacto por asteroide