Elétrons, Prótons e Nêutrons
MATÉRIA é tudo o que ocupa lugar no espaço e pode ser encontrado em três estados: Sólido, Líquido e Gasoso.
A menor parte de uma matéria é a molécula. Toda a molécula é constituída de átomos. Podemos afirmar que a molécula é um grupo de átomos que unidos não podem ser separados sem afetar as propriedades da matéria.
O átomo é composto por prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e os nêutrons ficam agrupados no núcleo, e girando em sua volta ficam os elétrons. Quanto mais próximo do núcleo estiver o elétron maior será à força de atração sobre ele. Assim sendo, uma das forças que mantêm o átomo unido é a atração que existe entre o próton do núcleo e os elétrons que o circulam.
Chamamos de elétrons livres aqueles que ficam na camada mais externa da órbita, pois são eles que se separam mais facilmente do átomo. Os elétrons possuem carga negativa e os Prótons carga positiva.
O átomo que possui o mesmo número de prótons e de elétrons é considerado neutro.
O átomo que possui maior números de prótons do que elétrons e considerado Positivo.
O átomo que possui maior números de elétrons do que de prótons é considerado Negativo.
Íon Negativo é o nome que se emprega para o átomo que ganhou elétrons.
Íon Positivo é o nome que se emprega para o átomo que perdeu elétrons.
Ionização é o processo pelo qual o átomo ganha ou perde elétrons.
Prótons = elétrons (carga neutra)
Prótons > elétrons (carga positiva)
Prótons < elétrons (carga negativa)
As palavras eletrônicas e eletricidade são derivadas da palavra elétron. Observe que toda a matéria é composta de moléculas que são compostas de átomos que possuem em sua órbita elétrons, estes podem ser livres ou fixos. É nesse momento que passamos a entender como são e funcionam os condutores e os isoladores de energia elétrica.
CONDUTORES: São as matérias com grande quantidade de elétrons livres.
ISOLANTES: São as matérias que possuem pouca quantidade de elétrons livres. O cobre é um metal muito usado na confecção de condutores de eletricidade (fios elétricos) é barato, de fácil aquisição e possui muitos elétrons livres. A borracha também é muito usada como isolador de corrente elétrica por possuir poucos elétrons livres.
Lembre-se:
Os elétrons não são criados nem podem ser destruídos, estes apenas existem no universo. É o movimento do elétron que gera a eletricidade.