Você está gastando ou investindo?
Comercialmente podemos fazer apenas duas coisas com o dinheiro, gastar ou investir.
Se você pensou que uma das opções era guardar o dinheiro, gostaria de lembrar que ao deixar um determinado recurso parado ele vai com o tempo perdendo o valor. Embora ocorra a ilusão de economia com o dinheiro guardado, é importante observar que existe um gasto indireto com a perda do valor (inflação, desvalorização).
Um bom empreendedor é aquele que consegue investir na maior parte do tempo. Chamamos de investimento todo o dinheiro que após um determinado período retorna na forma de lucro.
Imagine uma pessoa que adquira um determinado curso e não aplica o conhecimento que aprendeu. O dinheiro usado nesta compra resultou em gasto, não houve retorno. Outra pessoa faz o mesmo curso e através do conhecimento adquirido presta serviços, depois de algum tempo ganhou mais que o dinheiro usado na compra do treinamento. Neste caso, houve investimento.
O primeiro passo para o sucesso do seu negócio é saber investir. Embora seja uma frase simples, "saber investir" é a parte mais complicada de todo o empreendimento.
Ao abrir um negócio é aconselhável usar a frase abaixo como um tipo de lei máxima, pelo menos durante os primeiros dois anos de atividade comercial.
Dinheiro parado é gasto e o gasto ocorre sempre que não existe lucro.
Existem investimentos diretos e indiretos. Os investimentos diretos são aqueles onde é possível calcular o retorno. Um empreendedor adquire uma máquina que melhora sua produção e aumenta as vendas. Este é um investimento direto.
Um investimento indireto não é mensurável. Observe um empreendedor que adquire treinamento de capacitação para seus funcionários, neste caso, não é possível calcular o quanto de beneficio o treinamento pode trazer.