Lógica e português estruturado


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
Dentro da área de ensino sobre desenvolvimento de softwares existem aqueles que defendem o uso no ensino de lógica através do português estruturado. Particularmente sou favorável a esta técnica, por experiência própria.

Quando iniciei a faculdade de ciência da computação aprendíamos lógica diretamente em Pascal, lembro de como foi difícil assimilar a matéria e adquirir o domínio dos comandos.

Na época, em uma tentativa de superar o problema exercitei através do português estruturado e ficou tangível o mistério da lógica de programação. No meu caso a maior dificuldade era absorver as funções dos comandos e o raciocínio empregado sem conhecer a linguagem.

No uso do português estruturado, parte da minha insegurança desaparecia já que eu sabia o significado dos comandos que escrevia em português.

Hoje observo que na maioria dos bloqueios para entender uma determinada matéria está presente certo grau de insegurança sentido sobre o objeto estudado. Sempre que tenho alguma dificuldade ou vejo algum aluno na mesma situação, observo que uma parte do motivo é a insegurança.

O cérebro tende a rejeitar uma informação quando não estamos certos da veracidade do conteúdo ou da nossa capacidade de compreensão, é ai que o aluno ao ficar inseguro sobre sua compreensão da matéria, bloqueia e impede o raciocínio do aprendizado.

Não acredito em soluções milagrosas, mas tenho observado que os alunos que participam de treinamentos que estimulam a segurança e autoconfiança possuem melhor desempenho.

Sempre que alguém me pergunta por onde deve iniciar o aprendizado de programação, indico o português estruturado. Naturalmente existem pessoas com maior ou menor grau de insegurança e o uso direto de uma linguagem de programação pode ser aplicado sem nenhuma dificuldade para alguns alunos.

É importante lembrar que a dificuldade se encontra associada à insegurança do estudante, por este motivo não existe uma forma generalizada, melhor ou pior de ensino, mas certamente para o aluno existem caminhos mais fáceis ou difíceis, conforme a característica individual do estudante.

Se o estudante está encontrando dificuldades em alguma matéria é aconselhável que o instrutor oriente a busca por caminhos alternativos que possibilitem diminuir a insegurança e melhorar a autoconfiança.

Por este motivo acredito no uso do português estruturado para o ensino da lógica de desenvolvimento de softwares.

Se você está iniciando na compreensão sobre a lógica de programação, buscando dar os primeiros passos, pode ser interessante praticar inicialmente em simuladores com português estruturado.

Postagens mais visitadas deste blog

A primeira motocicleta

Ingressando na Keybase

Testamos o IPFS: hospedando um site

Simulador de impacto por asteroide

A Morte da Conversa: uma nova forma de relacionamento?

Gravidade como fonte de energia

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Tinta condutiva em sensores sem fio