Como não ser engolido pelo mercado
O sucesso na atividade pretendida vai depender de alguns fatores importantes, tais como: uma boa rede de relacionamentos, conhecimento em gestão, vendas e contabilidade. Esses elementos são indispensáveis, mas conhecer o mercado consumidor, ter um produto adequado à necessidade do cliente, a embalagem certa, qual o preço que o consumidor está disposto a pagar, escolher o meio de divulgação correto e colocar tudo pra funcionar.
Os processos de comercialização e produção sofreram modificações intensas nas últimas décadas, motivadas pela competição, tecnologia e globalização. Hoje, não é mais necessário fabricar um determinado produto e ter de comercializá-lo também. Por exemplo, a Nike não fabrica um par de tênis sequer e, no entanto, a marca é conhecida mundialmente.
Um fator importante para aumentar o faturamento da sua empresa é o atendimento. Qual a diferença entre, o rapaz que atende com cortesia e agilidade, no McDonalds e a caixa de banco, que te mataria se pudesse? A resposta está no treinamento.
Se pararmos para analisar as prateleiras do supermercado, veremos que os produtos são quase todos iguais, o rótulo, a cor, a qualidade e o sabor. Porém o que vai pesar na hora da compra de uma determinada marca: o valor, se tem desconto ou brinde e a qualidade.
Colaborador: Carlos Lopes.