Comunidades Virtuais: Regras e conduta
O maior segredo do sucesso tanto para os administradores como para os participantes está em uma regrinha bem simples.
Nunca participe irritado.
Pode parecer brincadeira, mas é pura verdade. A maioria dos problemas das listas de discussão aos fóruns, está justamente na emoção negativa que a pessoa coloca em suas mensagens quando irritada.
É muito comum ver briguinhas e mal entendidos em listas e fóruns.
Observe que um ambiente "pesado" atrapalha a compreensão do debate e conseqüentemente torna a comunicação desagradável.
É muito importante que ao participar de uma comunidade, e dos debates promovidos por esta, o participante possa estar em um ambiente agradável.
Quando você enviar uma mensagem para o fórum, listas ou chats, procure evitar em suas mensagens o comportamento abaixo:
Falta de cortesia nas mensagens e interação.
Falta de espírito cooperativo.
Falta de clareza na mensagem ou mensagem vaga.
Sempre que você se cadastrar em uma comunidade, fórum, lista de discussão e/ou chat. Procure pelas regras de conduta e identifique os mediadores, assim você saberá a quem recorrer em caso de problemas e também o que a comunidade espera de você.
Uma boa tática para manter um debate de qualidade e evitar problemas é nunca responder mensagens agressivas ou polêmicas, nestes casos alerte o moderador da comunidade para que ele tome providências. Com isso você estará evitando um conflito direto com seu colega e não tornará o ambiente da comunidade desagradável.
Procure sempre escrever corretamente evitando gírias e palavras tidas como da “internet”. Já é difícil entender um problema através de textos fragmentados, imagine ter de traduzir gírias e palavras escritas de forma estranha. Procure sempre usar o português corretamente.
Escolha sempre as comunidades, fóruns e listas que possuam mediadores, entendendo por mediador alguém responsável pela ordem do ambiente e pelo cumprimento das regras.
Os mediadores também são chamados de moderadores e administradores dependendo da comunidade.
Sempre que uma dúvida sua seja esclarecida ou uma sugestão tenha dado um bom resultado, mantenha os participantes informados. Não é educado receber ajuda e não avisar do resultado.
Algumas listas possuem registros das mensagens anteriores, é sempre aconselhável verificar nestes registros se a sua dúvida já foi respondida, assim você evita repetir questões já resolvidas.
Ao escolher uma comunidade observe a qualidade dos debates e o ambiente gerado pelos membros, bem como a participação dos mediadores. Quanto maior a qualidade do debate e a tranqüilidade do ambiente, melhor será o aproveitamento das informações.
Para se obter uma escolha adequada do ambiente de debate também é importante observar algumas características da tecnologia empregada.
Normalmente se usa o termo fórum, para mensagens postadas na internet e os participantes acessam o site onde estas mensagens se encontram para responder às mesmas.
Como o ambiente é on-line a maior vantagem é a segurança já que o risco de contaminação por vírus é pequeno. A desvantagem está no fato do participante precisar manter conexão com a internet enquanto navega pelas questões.
O termo lista de discussão é usado para mensagens por e-mail, neste caso o participante possui a vantagem de conectar apenas para baixar os e-mails e depois pode ler as mensagens fora da internet. Mas a principal desvantagem é a propagação de vírus pelo e-mail e a facilidade da captação do e-mail do remetente para a prática de Spam.
A maioria das listas de discussão permite a configuração do usuário para a leitura apenas on-line das mensagens sem o recebimento no e-mail, mas é preciso configurar esta modalidade no painel de acesso, também existe a configuração que esconde o e-mail do remetente.
Para tomar estas providências converse com o moderador da comunidade em que participa e solicite informações.