Entenda a FINEP


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
O FINEP é uma empresa pública, "FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS", conhecida como "Agencia Federal da Inovação", que existe a mais de trinta e sete (37) anos, com sede no estado Rio de Janeiro, que tem como finalidade financiar a pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos.

Mas como uma entidade pode ajudar neste processo de descentralização do conhecimento e de popularização da Ciência e Tecnologia?

Basicamente é uma entidade que busca autonomia para uma nação em desenvolvimento, busca agregar valor a nossa matéria prima, que em grande parte não é renovável, para gerar mais emprego. Estas ações a FINEP gera a partir de sua atuação, porque aplica o conhecimento, a inteligência, e com isto vai aumentando a soberania, e reduzindo a dependência externa.

As oportunidades geradas pela FINEP são originadas por recursos públicos, criados a partir dos fundos setoriais, para financiar C&T. Em parte de forma reembolsável e em parte de forma não reembolsável.

Dependendo da natureza inovadora do projeto e da pesquisa, entra a participação da parte não reembolsável, que em verdade é uma forma de retorno do investimento do povo para a autonomia e incremento tecnológico do país. Esta aplicação na pesquisa e desenvolvimento ocorre em mais de quinze áreas do conhecimento.

O FINEP está presente também no Prêmio Finep, na Rede Brasil de Tecnologia, no Forum Brasil de Capital de Risco, como no Projeto INOVAR, entre outros.

A Coordenação Regional do Rio Grande do Sul, criou uma rede de informação, a partir da pesquisa das oportunidades publicadas em diversos sites (MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MCT, www.mct.gov.br, FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP, www.finep.gov.br, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - CNPq, www.cnpq.br), onde copia os editais e chamadas públicas, para oportunizar as nossas Universidades, Faculdades, Federações, Sindicados, Associações, Fundações, ONGS, Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Mídia, Instituições de Pesquisas, Empresários de micros, pequenas, médias e grandes empresas, da área de Ciência e Tecnologia, Prefeituras Municipais, Pesquisadores, Estudantes, enfim todos Empreendedores, e repassa em tempo real, hoje para mais de 2.400 contatos, através do Correio Eletrônico.

Dividindo a informação será formada uma base comum de conhecimento, para que se possa competir em igualdade e assim buscar, participar, e concorrer aos recursos do MCT/FINEP, e do Governo Federal, e com isto, podem formatar projetos, com qualidade, com parceria entre as comunidades científica (Instituições de pesquisa, universidades) e empreendedores.

Este trabalho em conjunto é uma mudança de cultura necessária ao progresso e ao desenvolvimento da tecnologia e da sobrevivência da nação.

Colaborador: Vanderlan Vasconselos.


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Lógica e português estruturado

Nossa Newsletter mudou!

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

Testamos o IPFS: hospedando um site