O que é filosofia?


Posted by: Jeferson Silva
ID: 0000-0001-8117-6136
O termo Filosofia foi inventado por Pitágoras por volta de VI a.C. Esse termo é uma soma das palavras gregas Philos e Sophia. Philos pode ser traduzido como amor ou amizade e Sophia significa sabedoria ou conhecimento. Podemos traduzir a palavra Filosofia como Amor ou amizade pela sabedoria ou conhecimento.

Responder o que é filosofia, em um sentido geral, é uma tarefa muito difícil, a própria Filosofia através de seus filósofos foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado e não conseguiram formatar em consenso a natureza e os propósitos desta área do conhecimento.

Particularmente entendo a Filosofia como sendo um caminho que busca o conhecimento através da prática racional do pensamento motivada pela inquietude, encontro e desencontro das percepções do indivíduo em relação a sua realidade. Ou seja, a Filosofia tem início quando não mais consideramos as coisas como certas, passando a questionar sobre nossas percepções e certezas, procurando por novas respostas.

Essa inquietude decorre da necessidade do indivíduo de compreender o significado do mundo e de si mesmo através do qual desenvolve novos significados, tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangente que aponte respostas, mesmo que provisórias.

Para o filósofo Platão a Filosofia tem origem na capacidade do homem de se admirar com as coisas e o filósofo Kant afirma que não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar.

Para entender o que é Filosofia, é importante entendermos o conceito de atitude filosófica, este se refere na busca racional pelo sentido mais profundo da realidade, transformando uma experiência vivenciada ou ideia num "saber racional".

A atitude filosófica ocorre através das perguntas, propondo idéias, argumentando e pensando em possíveis argumentos contrários, procurando saber como funcionam realmente os conceitos, para chegar mais próximo da verdade. Seu objetivo é avançar no conhecimento da vida e de nós mesmos procurando responder: O que é? Por que é? Como é? Estas perguntas devem ser respondidas tomando-se distância do nosso mundo costumeiro olhando-o como se nunca tivéssemos visto antes (admiração).

Atitude filosófica também é conhecida como atitude crítica ou pensamento crítico. A Filosofia proporciona indagações sobre o conhecimento, os valores, a natureza, a beleza e sobre o homem, entre outros temas diversos. Nestas indagações o resultado é transformador, apontam alternativas, respostas, ou até mesmo novas incertezas. É no constante exercício do pensar que a filosofia consegue validar seus objetivos primordiais e quando deste pensar surgem frutos que podem ser compartilhados, aí estará a Filosofia sendo vivenciada plenamente.

Por ser complexa, pouco compreendida e mexer com a convicção das pessoas, a Filosofia adquiriu fama negativa e ficou pouco valorizada no conceito popular. Ao se aventurar no mundo filosófico, muitas pessoas se decepcionam, pois sentem seus valores e certezas questionadas e em alguns casos ocorre necessidade do “aventureiro” de proteger suas convicções atribuindo uma imagem negativa ao filósofo e a própria filosofia.

No senso comum o filósofo é visto como alguém fora da realidade ou acometido por um tipo de loucura provocada pelas questões filosóficas. Outro fator que contribui para esta percepção negativa e distorcida do real valor do conhecimento filosófico parece ser a necessidade frenética de produção de conhecimento para exploração comercial.

O real valor da filosofia está na formação do indivíduo, na clareza e compreensão de suas percepções e na contribuição cultural proveniente da comprovação da realidade através do pensamento racional. Para compreender a filosofia é importante que a pessoa esteja disposta a enfrentar a necessidade de criticar e reformular seus valores, crenças e percepções.

Não é possível responder com precisão o que é filosofia, esta área do conhecimento é uma experiência diferenciada para cada participante e a compreensão só ocorre através da experimentação e vivência.


Acompanhe novos conteúdos.
Acesse Newsletter aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhe dinheiro com artesanato: curso gratuito

A primeira motocicleta

Simulador de impacto por asteroide

Remédio para apagar sua memória

Passeando pelos museus virtuais

Descoberta molécula responsável pela memória humana

Lógica e português estruturado

Nossa Newsletter mudou!

Molécula capaz de neutralizar células do câncer

Testamos o IPFS: hospedando um site